terça-feira, 30 de setembro de 2008

[Análise do Vídeo "O mundo de Rafinha"]

Ahh essa tecnologia!
A técnologia está incorporada de maneira significativa na vida das pessoas, de modo que não possam de maneira alguma viver sem ela. Ex.: usando os IPods, MP3, MP4, MP5 e derivados. Numa viagem de família, os pais gostam do sertanejo, um dos filhos gosta de rock, o outro de rap, e a mãe de MPB mas ouve o sertanejo do pai. É possível agradar a todos, colocando no carro a música dos pais e os filhos nos seus aparelhos individuais. É bom isso? Claro que é, você não é obrigado a ficar escutando o que não lhe agrada, porém há um fator muito ruim: o isolamento das pessoas, pois as mesmas não interagem entre si, considerando que cada um fica no seu "mundinho" com as coisas que lhe agradam.
A técnologia é uma ferramenta que pode baratear as coisas, e ainda lhe render dinheiro. Como exemplo, as músicas baixadas. Você deixa de comprar o CD e baixa músicas gratuitamente, sendo que baixa somente a que você quer, e no CD viriam todas, e nem sempre todas lhe agradam, exemplo das "bandas de garagem", muitas vezes se utilizam de sites como My Space e Orkut para se lançarem e atingirem um público, mesmo sem ter lançado disco algum. Elas vêm a lançar discos depois de terem seus fãs e serem conhecidas virtualmente. Disponibilizam seus videos caseiros e gravações de musicas, também caseiras, e logo lançam seus discos patrocinados pelas pessoas que ouvem aquilo com frequencia. Com isso boa parte das pessoas vive infurnada na frente de um computador, podendo ser bom e ruim também. Se a pessoa só mantém contato virtual, começa a comer coisas que são mais fáceis para não perder tempo online, as coisas estão caminhando para um fator ruim, agora, se a pessoa utiliza isso a seu favor, como pagamentos de contas online, resoluções de exercícios propostos pelo professor em sala de aula, pesquisas entre outros, está sendo favorável, pois soube conciliar a técnologia com a sociedade.
Atualmente a televisão está sendo banalizada, pois dá para ver televisão pelo computador, e como os computadores estão ficando cada vez menores, leves e portáteis, podem ser levados a qualquer canto. Além de que, as notícias, seriados, show, e programas exibidos na televisão, caem na rede através dos sites de compartilhamento de vídeo com uma rapidez assustadora. Portanto, como diz no vídeo mesmo, um show ocorrido em Nova York, ou no Japão, pode estar no dia seguinte no Youtube (site de compartilhamento de vídeos). Muitas pessoas, sejam elas sozinhas ou que se sentem isoladas do mundo, colocam nesses sites toda sua vida, como forma de poder dividir suas experiências com as pessoas, muitas vezes acabam exagerando e se ridicularizando, sendo criticadas e até mesmo satirizadas, e com isso, se a pessoa já se sentia sozinha ou algo do gênero, acaba sentindo mais vergonha, medo e rejeição do que antes.
A internet derrubou qualquer fronteira existente, e esse processo nós chamos de globalização, pelo fato de que, uma empresa pode ter sede na Finlândia, e suas filiais espalhadas pelo mundo, onde houver mão de obra mais barata, impostos menores as filiais vão se instalar (claro que dependendo do produto, usando como exemplo a constução de um tênis). Com isso conseguem obter um lucro maior, pois se no país onde está a sede da multinacional a mão de obra e os impostos forem caros, não compensa, sendo que em países subdesenvolvidos isso é barateado, fazendo com que aumente o lucro das empresas. Porém, ele é vendido com preços igual para todos os lugares do mundo, independente se aquele país ajudou ou não na fabricação do produto. Questão essa de relações empresariais, nada de humanismo nessas horas.
As pessoas adquirem maior conhecimento com mais facilidade, por meio da net, implicando em formar pessoas mais exigentes e com gosto mais apurado.
É dificil parar para ler um artigos desses falando a respeito da tecnologia, pois ela é tão normal para nós que produzimos algo semelhante à isso só com nosso conhecimento de causa, sem consulta alguma à outros artigos, videos, livros ou outro meio do gênero.
A inovação faz parte de nossa vida!

Nenhum comentário: